EA, a inspiração bebe-se.
O EA LIVE tem a sua origem numa campanha lançada em 2016, sob o lema “EA, a inspiração bebe-se”, onde 5 artistas foram convidados a provar e a traduzir o vinho EA da Cartuxa em arte. Os músicos Dead Combo, a escritora Matilde Campilho, o artista plástico Pantónio, o fotógrafo Luís Mileu e a coreógrafa Né Barros, criaram então aquele que viria a ser o primeiro passo na transformação de uma marca de vinhos numa marca de cultura. Este conceito tem assumido diferentes formatos (Sessions, Évora, Lisboa) e vai apresentar este ano a sua 7ª edição.
Em 2017 estava criado o espaço para as EA LIVE Sessions: sessões de música gravadas no Palácio Sinel de Cordes em Lisboa, num misto de charme e decadência.
No total, 32 bandas, 28 entrevistas e mais de 150 músicas, disponível em EA LIVE Sessions. Este é um brinde inédito à arte de fazer música.
O EA LIVE Évora 2017 abriu a Cafetaria do Páteo de São Miguel, da Fundação Eugénio de Almeida, para dar concertos 8 concertos.
O EA LIVE Évora 2018 levou a vivência da música ao ritmo tranquilo dos fins de tarde de verão, no magnífico Páteo de São Miguel e Adega Cartuxa – Quinta de Valbom em Évora.
O EA LIVE Évora 2019 trouxe ao icónico Páteo de São Miguel mais um grande concerto: Seu Jorge, numa atuação com voz e violão.
Em 2021, após meses de confinamento, a Adega Cartuxa volta a sublinhar o seu empenho na promoção das artes e da cultura, com a concretização de mais um EA LIVE Évora, respeitando todas as medidas necessárias, no ambiente único da Adega Cartuxa.
A 30 de maio de 2018, o EA LIVE chegou ao Coliseu de Lisboa com um cartaz magnífico e com diretos dos bastidores durante os intervalos entre bandas, na companhia e cumplicidade dos artistas.
O EA LIVE Lisboa 2019 contou com sete bandas e cinco DJ set. Concertos de 40 minutos intervalados por DJ sets de 20 minutos, garantiram uma dinâmica imparável de espetáculo. Por trás do palco do Campo Pequeno uma enorme cortina de projeção criou um ambiente multimédia que valorizou ainda mais as atuações ao vivo.